COMO PREVENIR INCÊNDIOS NO SEU IMÓVEL?

 

 

 A prevenção contra incêndios começa com atitudes importantes como a realização de Treinamento de Brigada de Incêndio, que é uma obrigação legal para edifícios residenciais e comerciais, e possui o objetivo de capacitar, atualizar e certificar as pessoas para as ações de prevenção e combate a princípios de incêndios. O foco do trabalho da Brigada sempre deverá ser a prevenção e as primeiras atitudes quando identificado um princípio de incêndio, pois, quando este toma maiores proporções será necessário acionar o Corpo de Bombeiros.

O Treinamento de Brigada de Incêndio pretende formar e treinar colaboradores, funcionários, proprietários e moradores da edificação para atuar com rapidez e eficiência em caso de princípios de incêndios. Este grupo tem a função de manusear, operar os dispositivos de proteção e combate, tais como extintores, hidrantes e outros itens de segurança. O grupo também é capacitado para conduzir o abandono da edificação, no caso de necessidade de evacuação, e para prestar procedimentos de primeiros socorros, dentro dos padrões técnicos básicos. 

A formação e treinamento constante da Brigada de Incêndio é obrigatória em edifícios residenciais e comerciais para manter as medidas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros através do Decreto Estadual 63.911/2019. O Treinamento deve ser realizado periodicamente e é desejável que cada vez mais pessoas que habitam e trabalham no local conheçam as medidas e sejam envolvidas neste trabalho de prevenção. Além disso, o treinamento deve ser realizado para a emissão, renovação ou regularização do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o que certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio exigidas por lei.

No Treinamento de Brigada de Incêndio os participantes irão aprender como prevenir incêndio, a teoria e os procedimentos práticos necessários para atuar contra um princípio de incêndio, utilizando-se dos recursos disponíveis no condomínio, empresas ou edifícios comerciais visando evitar acidentes de maiores proporções.

 

AÇÕES PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

É muito importante aplicar ações de prevenção de incêndio adequadas a cada situação de emergência, tais como: 

  • Ter nos locais adequados os extintores de incêndio com a classe correta para cada princípio de incêndio;
  • Conhecer muito bem os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo;
  • Nunca obstruir o acesso aos extintores ou hidrantes;
  • Não retirar lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores, se não for utilizar no momento;
  • Não mexer nos extintores de incêndio e hidrantes, a menos que seja necessária a utilização ou revisão periódica, ou quando for fazer o check list mensal.
  •  Fazer as recargas e testes nos extintores periodicamente conforme as normas;
  •  Fazer testes e verificação das mangueiras de incêndio periodicamente conforme as normas;
  •  Fazer testes constantes no funcionamento no sistema de iluminação de emergência;
  •  Manter sempre completo o conjunto de mangueiras de incêndio, adaptadores, esguichos e chaves de mangueira em cada instalação de hidrante;
  •  Manter sempre em dia a manutenção dos alarmes e interfones;
  •  Nunca obstruir o acesso das rotas de fuga e saídas de emergência.

 

PROVIDÊNCIAS EM CASOS DE INCÊNDIO

  • Manter a calma
  • Acionar o alarme ou interfone (avisar alguém)
  • Chamar Bombeiros, SAMU, RESGATE ou Polícia Militar; 
  • Desligar eletricidade se for possível e seguro
  • Utilizar os extintores de incêndio de maneira adequada
  • Salvar sua vida, não objetos
  • Acalmar as outras pessoas
  • Usar lenço molhado no nariz 
  • Caminhar abaixado no caso de alto volume de fumaça
  • Não abrir portas usando a maçaneta, pois ela poderá estar muito quente
  • Não trancar portas ao sair
  • Livrar-se de tudo que possa se queimar

 

PRECAUÇÕES PARA IMPEDIR A PROPAGAÇÃO 

Quando se verifica um início de incêndio deve-se tomar as precauções para impedir sua propagação, a fim de facilitar sua extinção. A propagação do incêndio pode  acontecer por três formas mais comuns:

CONDUÇÃO: Representa a maneira pela qual o calor se transmite diretamente de objeto para objeto, a partir do ponto de contato. Por exemplo, uma barra de metal quando é aquecida em uma das extremidades pode conduzir calor suficiente para provocar o princípio de incêndio em um pedaço de algodão colocado na outra extremidade do metal.

CONVECÇÃO: Representa a transmissão de calor que se faz por intermédio de massas de ar aquecidas, ou gases quentes que se deslocam do fogo para outros locais mais altos, levando calor suficiente para incendiar outros materiais combustíveis com que entrem em contato.

IRRADIAÇÃO: Representa a maneira que o calor é transferido de um corpo para outro por meio de raios caloríficos, através do ar. Exemplos: o calor que é transmitido pelos raios solares, ou ainda, o calor que sentimos quando nos aproximamos de uma fogueira.

NOÇÕES BÁSICAS PARA EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS 

Para que haja o fogo são necessários quatro elementos essenciais: o combustível, que corresponde a todo material que queima; o comburente que representa o oxigênio presente no ambiente; o calor, fonte de energia que origina a queima e a reação em cadeia representando os três elementos unidos. 

Estes elementos essenciais constituem o tetraedro do fogo e, para extingui-lo, basta que se retire qualquer um desses elementos, que resultam em três possibilidades básicas para a extinção de um incêndio:

RETIRADA DO MATERIAL/ISOLAMENTO: Este método requer apenas a remoção do combustível, em caso de incêndio de pequeno vulto, ou de seu isolamento, quando em caso de incêndio de maiores proporções.

RESFRIAMENTO: Este método é o mais utilizado. Consiste em se retirar o calor do material que está queimando, sendo que o agente mais utilizado para combater incêndio é a água.

ABAFAMENTO: Esse método consiste na redução do oxigênio junto ao combustível em chamas. Exemplos: em pequenos incêndios podem ser abafados com tampas, cobertores, areia, porém em casos de incêndios de grandes proporções há necessidade de uso de aparelhamentos e produtos específicos como espuma ou gás carbônico.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS

CLASSE “A”: Materiais combustíveis sólidos que queimam em superfície e profundidade e, ao se queimarem, deixam cinzas ou brasas. Exemplo: papel, madeira, plásticos, fibras, tecidos etc. Necessitam, para sua extinção, do efeito de resfriamento, proporcionado pela água ou soluções aquosas, a fim de reduzir a temperatura do material em chamas abaixo do seu ponto de combustão.

CLASSE “B”: Os incêndios em líquidos inflamáveis caracterizam-se pela queima somente em superfície e não deixam resíduos. Exemplos: derivados de petróleo, gasolina, óleos, graxas, tintas etc.

CLASSE “C”: São os incêndios em equipamentos elétricos, quando energizados.  Para sua extinção é necessária a aplicação de produtos não condutores de eletricidade.

CLASSE “D”: Envolvem materiais pirofóricos como magnésio, potássio, alumínio, zinco, titânio, sódio etc.

CLASSE “E”: Envolvem a queima de materiais radioativos tais como: césio, cobalto, urânio etc. Esta classe de incêndio é muito perigosa, necessitando de isolamento a grandes distâncias e utilizar sempre EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPR (Equipamento de Proteção Respiratória).

 

PRINCIPAIS CAUSAS DE INCÊNDIOS 

As principais causas de incêndio consistem na falta de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos, curto circuito e quadros elétricos inadequados, ligações irregulares e sobrecarga nas instalações elétricas, instalações de gás inapropriadas, velas próximas a cortinas, panelas esquecidas no fogo, carregador de celular esquecido na tomada,  armazenamento incorreto de produtos inflamáveis, falta de manutenção ou falta de instalação de sistema de para-raios e negligência nas ações de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos e dispositivos de proteção contra incêndio.  

Você pode gostar

COMO PREVENIR INCÊNDIOS NO SEU IMÓVEL?

     A prevenção contra incêndios começa com atitudes importantes como a realização de Treinamento de Brigada de Incêndio, que é uma

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY