Decreto 63911 de segurança contra incêndio em São Paulo

Segurança contra incêndio

Edificações no Estado de São Paulo passam a ser multados por falta de segurança contra incêndio.
FIQUE ATENTO!

O DECRETO Nº 63.911, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018, que institui o regulamento de segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo.

As novas regras de fiscalização e segurança Contra Incêndios das edificações e áreas de risco surgiu após a tragédia da Boate Kiss no ano de 2013. Após está tragédia ocorreu incremento nas legislações de segurança contra incêndio, em especial no estado de São Paulo, cujo foi editado a lei complementar n° 1.257 em 06 de janeiro de 2015.

De acordo com o DECRETO Nº 63.911 o Corpo de Bombeiros poderá interditar  temporariamente o local em situação de risco iminente, potencial à vida ou à integridade física de pessoa, cujo o Corpo de Bombeiros irá exercer a função de agente fiscalizador, podendo também aplicar advertência, multa e cassação da licença do Corpo de Bombeiros no caso de situações irregulares.

A fiscalização poderá ocorrer por meio de denúncia ou por amostragem. No caso de irregularidade, os bombeiros poderão aplicar multas que variam de R$ 2.653,00 a R$ 265.000,00 mil, dependendo da gravidade da situação.

Este Decreto entra em vigor a partir de abril de 2019  e tem a finalidade de atender os princípios básicos da segurança contra incêndio nas edificações, cujo o agente fiscalizador, irá avaliar o grau de risco à vida, ao patrimônio e as condições das medidas de segurança contra incêndios existentes na edificação.

Constituem medidas de segurança contra incêndio:  as saídas de emergência, controle de fumaça, brigada de incêndio, bombeiro civil, iluminação de emergência, detecção automática de incêndio, alarme de incêndio, sinalização de emergência, extintores, hidrantes e mangotinhos, chuveiros automáticos, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), entre outros. Porém,  não basta ter medidas de segurança contra incêndio,  é preciso realizar as manutenções preventivas e corretivas visando atendimento a segurança no caso de emergência.

As medidas de segurança contra incêndio, também compõe laudo do Corpo de Bombeiros conhecido com AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeirosm, que avalia as condições das medidas de segurança da edificação, quando o laudo está vigente, proporciona o funcionamento seguro da edificação e evita penalizações como interdição, multas e advertências.

Para emissão do laudo  do Corpo de Bombeiros é necessário seguir algumas etapas tais como: elaboração de projeto técnico de combate a incêndio, instalação de medidas de segurança de combate a incêndio (extintores, hidrantes, sinalização, saídas de emergência, entre outros), manutenção das instalações existente na edificação e a elaboração de atestados e treinamentos.

O prazo de validade do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) pode ser determinado pela classificação da edificação. Para edificações desocupadas a validade é de apenas 01 ano e para edificações ocupadas a validade pode ser de 3 ou 05 anos, ou conforme classificação de uso.

Para o processo de emissão, obtenção ou renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, deve ser realizado por profissionais qualificados e credenciados junto ao Corpo de Bombeiros. 

Além da emissão do AVCB,  é importante que a edificação mantenha as manutenções das instalações da edificação em conformidade, realizando inspeções periódicas conforme ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme legislação em seu artigo 23,  o proprietário ou responsável pelo imóvel será responsável  civil e criminalmente pelo seu não cumprimento. 

Por isso, faça a sua parte, regularize seu imóvel e evite penalizações como advertências, multas, cassação do AVCB e interdição do local.

A Reconnstek é uma empresa especializada no segmento de segurança contra incêndio, possui credenciamento junto ao Corpo de Bombeiros e uma equipe de profissionais altamente qualificados juntos ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) e demais profissionais como  Bombeiros Civis, Técnicos em Segurança do Trabalho, Eletricistas, Mestres de Obras e Técnicos especializados em segurança contra incêndio  que são focados em oferecer  segurança, garantia e qualidade nos serviços para regularizar ou emitir o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Entre em contato e conheça nossos serviços.
Lembre-se, acidentes só acontecem quando a prevenção falha. Previna-se!

E-mail: comer[email protected]/reconnstek
Endereço: Av. Casa Verde, 3602 – Casa Verde – São Paulo – SP
Tel.: 11 3384-6538
11 4112-6848
11 94007-8681 (WhatsApp)

Você pode gostar

COMO PREVENIR INCÊNDIOS NO SEU IMÓVEL?

     A prevenção contra incêndios começa com atitudes importantes como a realização de Treinamento de Brigada de Incêndio, que é uma

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY